terça-feira, 24 de novembro de 2009

Fisioterapeuta com Amor - Meu Trabalho [1] *



A Fisioterapia é a ciência que estuda o movimento humano e que utiliza recursos físicos no tratamento e cura; com o sentido restrito à área da saúde está voltada para o entendimento da estrutura e mecânica do corpo humano.
Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios entre outros da biomecânica e funcionalidade humana decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos.
É a área de atuação do profissional formado em um curso superior de fisioterapia, onde o fisioterapêuta é capacitado a avaliar, reavaliar, prescrever
órteses, próteses, tratamento físico, dar diagnóstico cinesiológico e funcional, prognóstico, intervenção e alta dentro de sua tipicidade assistencial.
A complexidade da profissão reside na necessidade do entendimento global do ser humano através da anatomia, citologia, fisiologia, embriologia, histologia, biofísica, bioquímica, cinesiologia, farmacologia, neurociências além da antropologia, ética, filosofia, sociologia, bioimagem
(radiografia, ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia, densiometria óssea, etc), entre outras ciências de formação geral.
A fisioterapia foi regulamentada oficialmente no Brasil pelo Decreto-Lei n° 938 em 1969 e pela Lei Federal n° 6.316 em 1975.

Prevenção

A atenção fisioterapêutica propicia o desenvolvimento de ações preventivas primárias, segundárias e terciárias, mesmo antes da doença exibir sinais e sintomas podendo ser desenvolvidos intervenções preventivas. Para recuperação funcional de lesões e/ou difunções ações preventivas mais complexas podem ser desenvolvidas, como por exemplo a prevenção da incapacidade respiratória numa vítima de um dado quadro neurológico.
No Brasil a 13ª Conferência Nacional de Saúde realizada em Brasília/DF de 14 a 18 de Nove
mbro de 2007 aprovou por unanimidade uma política pública de saúde funcional pelo Sistema Único de Saúde.

Processo de Re
abilitação

Tem por objetivo restaurar os movimentos e funções comprometidas depois de uma doença ou acidente, até tornar possível devolver o indivíduo a seu lugar anterior na sociedade ou o mais perto disto.
Para que o fisioterapêuta eleja os procedimentos que serão utilizados, ele terá que proceder à elaboração do diagnóstico fazendo uma avaliação do paciente como um todo. A próxima etapa é a realização da terapia que pode ser por vários métodos
como:

Cinesioterapia- são procedismentos que usa o movimento dos músculos, articulações, ligamentos, tendões e estruturas do sistema nervoso central e periférico que tem como objetivo recuperar a função dos mesmos.
Eletroterapia- utiliza a eletricidade em inúmeros tratamentos e estimulação como o TENS e o FES.
Termoterapia
- terapia que utiliza o calor como o Infra Vermelho para tratar diversas patologias.
Mecanoterapia- terapia com aparelhos mecânicos para forta
lecer, alongar, repotencializar a musculatura e reeducar os movimentos comprometidos.
Massoterapia- abordagens terapêuticas visando a mobilização/manipulação de segmentos articulares, músculos, nervos e fáscias e trações articulares e axiais.
Hidroterapia-
é a terapia realizada dentro da água, onde esta se encontra em uma tempertura de 32 a 33 graus formando assim um ambiente favorável para a realização do tratamento adequado para cada patologia.
Crioterapia
- é o tratamento com gelo, geralmente empregado em contusões e torções.
Equoterapia- é o tratamento com o auxílio do cavalo, o paciente é colocado em cima do ani
mal e responde ativamente aos seus movimentos, enquanto o terapêuta com a ajuda do auxiliar guia, determina a direção do percurso, a posição da cabeça e a velocidade do cavalo; assim como analisa as respostas do paciente fazendo os ajustes necessários para cada situação. Os pacientes que mais praticam esse tipo de tratamento e que tem uma resposta satisfatória são os neurológicos.
Esse recurso terapêutico foi reconhecido oficialmente por resolução do Coffito de n° 348 de 27/03/2008.
Reeducação Postural Global (RPG)- é um método da fisioterapia que visa a saúde integrada a partir do a
juste entre as estruturas do corpo. É usado no tratamento de escolioses, cifoses, entre outros problemas.


Áreas da Fisioterapia

São várias, onde o profissional pode se especializar para um melhor tratamento como: fisioterapia pediátrica, fisioterapia geriátrica e gerontológica, fisioterapia dermato-funcional, fisioterapia do trabalho, fisioterapia uroginecofuncional e obstétrica, fisioterapia neurofuncional, fisioterapia traumato-ortopédico-funcional, fisioterapia respiratória, fisioterapia orofacial, fisioterapia esportiva, fisioterapia manipulativa, fisioterapia oncofuncion
al, entre outras.
O fisioterapêuta precisa estar sempre se reciclando, fazendo cursos, simpósios, especializações para que fique sempre atualizado para fazer sempre o melhor tratamento, mas acima de tud
o... que AME sua profissão acima de tudo... eu amo ser fisioterapêuta!!