domingo, 15 de novembro de 2009

Coisas da Vida *





Quem nunca sentiu ou conhece alguém que sente ou já sentiu dores na coluna? ou até mesmo quem tem problemas na coluna como uma escoliose, uma cifose ou hérnia de disco?
Pois é... eu tenho 2 hérnias de disco na coluna lombar, descobri qdo ainda tinha 17 anos e desde então venho convivendo com as dores qdo ela dá de querer avisar "oi eu estou aqui!".
Há sete anos sou fisioterapeuta e atuo na área, não só por causa do trabalho (que teve sua parcela de culpa..) mas por causa da falta de tratamento adequado, uma hora por falta de tempo, outra hora por qquer desculpa mesmo sabendo da importância, hj minha situação se agravou (ao ponto de estar correndo o risco de ficar com a "sindrome do pé caído...) e terei que passar por uma cirurgia para retirada desta hérnia de disco. Hoje tenho 29 anos e como o médico disse: " É muito nova para ter esse quadro séri
o como está"; se tudo der certo estarei passando por esta cirurgia semana que vem... confesso que estou morrendo de medo, mas também confiante que tudo dará certo se Deus quiser!!!!.
Por isso estou hj postando aqui no blog um pouco sobre hérnia de disco e seu tratamento, para que vocês possam ter conhecimento do que é e como pode vir a surgir. Espero que gostem das informações e se quiserem tirar alguma dúvida é só entrarem em contato comigo.


O que é Hérnia de Disco?

Nossa coluna vertebral é composta por vértebras, onde seu interior existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares estão os discos intervertebrais (estrutura em forma de anel), constituídas por tecido cartilagenoso e elástico e sua função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto.
Os disco intervetebrais desg
astam-se com o tempo e o uso repetitivo, o que facilita a formação de hérnias de disco.
Esse tipo de problema é mais frequênte nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga. A hérnia de disco é geralmente percebida por um ou mais ataques de dor lombar, mas só um exame detalhado como tomografia
computadorizada ou ressonância magnética podem confirmar.
Há alguns tipos de hérnias de disco: protrusas, extrusas e sequestradas.

Protrusas: Quando a base de implantação sobre o disco de origem é mais larga que qualquer outro diâmetro.
Extrusas*: Quando a base de implantação sobre o disco de origem é menor que algum dos seus outros diâmetros ou quando houver perda no contato do fragmento com o disco. (Meu caso!)

Sequestradas: Quando um fragmento migra dentro do canal, para cima, para baixo ou para o interior do forâmen.

Sintomas

Os mais comuns são parestesias com ou sem dor na coluna, geralmente com irradiação para membros inferiores ou superiores, podendo também afetar somente as extremidades (pés ou mãos), esses sintomas podem variar dependendo do local acometido.
Quando a hérnia está localizada no nível da cervical (pescoço) pode haver dores nos ombros, na escápula, braços, tórax e mesmo no pescoço, associada com diminuição da sensibilidade o
u fraqueza nos braços ou dedos.
Na região torácica elas são mais raras por ter pouca mobilidade, mas qdo acontece os sintomas tentem a ser inespecíficos incomodando por muito tempo. Pode haver dor na parte superior ou inferior das costas, dor abdominal ou nas pernas, associada a fraqueza e diminuição da sensibilidade em uma ou ambas as pernas.
Na região lombar a maioria das pessoas relatam dores fortes atrás da perna e segue irradiando por todo o trajeto do nervo ciático. Pode ocorrer diminuição da sensibilidade, formigamento ou fraqueza muscular nas nádegas ou na perna do mesmo lado da dor.

Causas

Fatores genéticos têm um papel muito mais forte na degeneração do disco do que se suspeitava anteriormente. Sofrer exposição à vibração por longo prazo cobinada com levantamento de peso, ter como profissão dirigir, realizar frequentes levantamentos são os maiores fatores de risco pra lesão da coluna lombar, alé
m de:
  • Trabalho físico pesado
  • Postura de trabalho estática
  • Inclinar e girar o tronco frequentemente
  • Levantar, empurrar e puxar
  • Trabalho repetitivo
  • Vibrações
Diagnóstico e Exames
Pode ser feito clinicamente, levando em conta as caracteristicas dos sintomas e o resultado do exame neurológico.
Exames como raio-X, tomografia, ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e em que exata re
gião da coluna está localizada.


Tratamento

Há várias técnicas que podem ser usadas no tratamento da hérnia de disco como: fisioterapia para analgesia; fisioterapia manual como osteopatia, mobilização articular etc; mesa de tração
eletrônica, pilates, hidroterapia, RPG, alongamentos, e no último caso cirurgia.






*Foto de uma Hérnia de Disco





















*Aqui está o site da clinica em que me consultei e vou fazer o resto do tratamento se chama Centro do Cérebro e Coluna, ela fica localizada em São José do Rio Preto e é referência em neurocirurgia. Dêem uma olhadinha!
http://www.cerebroecoluna.com.br